Todo mundo está acompanhando muito de perto todas as inovações que estão surgindo no mundo automotivo, sendo que os veículos elétricos realmente estão se tornando uma realidade cada vez mais presente no dia a dia. Tecnologias assistivas e que oferecem uma determinada autonomia também já existem, mas sendo muito limitadas quando comparada a quantidade de carros que existem no mundo.

Água fria: Volvo afirma que carros completamente autônomos ainda estão distantes

E parece que o sonho de termos veículos completamente autônomos levando os passageiros de um lado para o outro ainda está bem distante. Recentemente Jim Rowan, CEO da Volvo, deu algumas declarações sobre o tema, e afirmou que os veículos 100% autônomos ainda precisam percorrer um longo caminho.

Mesmo com todo o amadurecimento da tecnologia, Rowan aponta alguns empecilhos, começando pelo próprio sistema criado para classificar a autonomia. Ao invés de todos os níveis que existem, o CEO da marca acredita que deveriam existir apenas duas classificações: com as mãos no volante (Advanced Driver Assist Systems ou ADAS) e sem a necessidade de mãos ao volante (Autonomous Driving ou AD).

Além disso, o CEO da Volvo afirma também que a tecnologia básica já existe, mas que os grandes problemas ainda estão nas questões regulamentadoras.

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"Você vai descobrir, provavelmente, que esse será o primeiro lugar em que o AD completo pode ir. Quase como um serviço de táxi. Você entra, não há motorista e pode tirar as mãos do volante e usar seu próprio sistema AD" exemplificou. "Mas como dirigir dentro de uma cidade onde há escolas e obras rodoviárias, onde há muita mudança todos os dias? Acho que é muito, muito distante", completou.

Outro ponto levantado pelo executivo é do que a percepção pública, de uma forma geral, não é tão positiva quando o assunto é veículo 100% autônomo como eram anteriormente, quando as tecnologias ainda eram muito mais teóricas do que práticas. O ceticismo de motoristas e passageiros em relação a segurança oferecida pelas tecnologias ainda é uma das principais barreiras que deverão ser superadas.

Mesmo assim, a Volvo afirma que vai continuar trabalhando no desenvolvimento de tecnologias autônomas para os seus veículos.