A Volkswagen apresentou oficialmente ao mundo nesta quinta-feira, dia 28, o seu novo Nivus, modelo que começa sua trajetória global pelo mercado brasileiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, nas próximas semanas os brasileiros já poderão encontrar o carro nas concessionárias da montadora. Mas, por enquanto, os preços não foram confirmados.

Volkswagen apresenta Nivus com motor 1.0 turbo e câmbio automático

O modelo está sendo classificado como um “SUV-Cupê”, misturando um pouco dos dois mundos. O modelo está sendo fabricado na unidade da empresa instalada na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Daqui será exportado para toda a América Latina e também para o México.

Todas as configurações que serão oferecidas neste modelo terão o motor 1.0 turbo. De acordo com os dados que foram revelados pela montadora, a motorização entrega até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque. Além disso, todas as configurações do carro serão vendidas com o câmbio automático de 6 marchas.

A montadora não revelou quantas e quais serão as versões que serão disponibilizadas no mercado brasileiro. A empresa mencionou apenas alguns dos equipamentos que devem estar presentes em todas as configurações, tais como faróis e lanternas de LED, luzes diurnas de LED, detector de fadiga, chave presencial com partida do motor por botão, controle de estabilidade e câmera de ré.

  • Galeria: Foto 1 de 4
    Galeria: Foto 1 de 4
  • Galeria: Foto 2 de 4
    Galeria: Foto 2 de 4
  • Galeria: Foto 3 de 4
    Galeria: Foto 3 de 4
  • Galeria: Foto 4 de 4
    Galeria: Foto 4 de 4

Além disso, a montadora também afirmou que o carro terá um sistema de piloto automático adaptativo. O principal objetivo será manter a distância e a velocidade do veículo à frente definidas pelo motorista. Junto atua o sistema de frenagem automática de emergência.

Outra atração do Nivus é a nova central multimídia, que foca em conectividade e serviços. O equipamento conta com uma tela de 10 polegadas sensível ao toque e que poderá ser personalizada, com os motoristas colocando aqueles aplicativos mais utilizados. Ele é complementar ao quadro de instrumentos digital Active Info Display, também com tela de 10 polegadas.

Em termos de design, o carro é maior e mais baixo do que o T-cross, tendo 4,27 metros de comprimento e 1,49 metros de altura. O novo Nivus conta ainda com distância entre-eixos de 2,57 metros, que é a mesma do Polo. Lembrando que o Nivus compartilha com o Polo e com o T-cross a mesma plataforma, a modular MQB.

O NIvus acaba saindo na frente quando o assunto é porta-malas. O carro conta com 415 litros, maior do que os 373 do primeiro nível do T-Cross e do que os 300 litros oferecidos pelo Polo.