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No Brasil, o mercado de picapes grandes praticamente acabou. Depois do lançamento das primeiras picapes médias, em meados dos anos 1990, ele foi minguando até desaparecer. A última foi a F-250, produzida pela Ford até o início de 2012. Só que em países como Estados Unidos e México as picapes grandes se mantém no topo da lista de desejos de quem procura tanto um carro para trabalho quanto para lazer – em atividades que possam incluir puxar grandes traillers ou barcos pela estrada. É um mercado que compra nada menos que 65 mil Ford Série F e 35 mil Chevrolet Silverado por mês. Tanto que para 2014, a Chevrolet lançou uma nova geração da sua representante, também chamada de Sierra – quando com emblemas GMC –, ou Cheyenne, para o mercado mexicano. O modelo ganhou um novo chassi e usa materiais mais leves na carroceria, como o capô de alumínio. A cabine está mais luxuosa do que nunca, com investimento em conectividade e conforto interno. 

A versão topo LTZ é a mais poderosa da gama e nem de longe lembra as gerações anteriores – que mais pareciam caminhões em escala reduzida. A configuração Crew Cab é a maior e mais espaçosa, com generosos 6,08 m de comprimento e nada menos que 3,88 m de entre-eixos. Para empurrar isso tudo, sob o capô funciona um V8 a gasolina de 5.3 litros, que rende 360 cv a 5.600 rpm e 49 kgfm a 4.100 giros. O movimento é transferido às rodas por uma caixa de câmbio automática de seis marchas e opção por tração traseira ou integral com três diferenciais blocantes. Como opcional, ainda há um V8 maior, com 6.2 litros e 425 cv. Para a linha 2014, os propulsores ganharam sistema de desativação de cilindros para ajudar a reduzir o consumo médio. O chamado AMF, sigla em inglês para gerenciamento ativo de combustível, transforma o motor num V4 em velocidade de cruzeiro.

O design combina muitas linhas retas com a grade frontal e pára-choque dianteiro cromados, bem ao estilo norte-americano, mas todo o conjunto ficou mais aerodinâmico – também para ajudar na redução do consumo e emissões. Os arcos de roda ficaram mais quadrados, que confere um jeitão “másculo” à picape. Na frente, faróis verticais, com as luzes dianteiras “empilhadas”. Atrás, lanternas grandes e um degrau nos cantos do parachoque traseiro, que facilitam o acesso à caçamba. A área de carga também é protegida por material emborrachado contra eventuais arranhões ou batidas em operações de carga e descarga do compartimento.

No entanto, uma das melhores partes da nova Silverado é o interior. A versão LTZ é muito bem equipada e incorpora uma atmosfera de luxo ainda não vista em picapes da marca. Revestimentos em couro, profusão de comandos eletrônicos e a tela de 8 polegadas sensível ao toque do sistema MyLink dominam o interior. Ainda há ar-condicionado automático de duas zonas e opção por caixas de som da requintada marca Bose para a picape. Nos Estados Unidos, a Chevrolet Silverado LTZ V8 5.3 custa US$ 42.915 – cerca de R$ 100.500. Valor equivalente a uma picape média mal equipada com motor diesel no mercado brasileiro.

Chevrolet Silverado LTZ

Primeiras impressões

Cidade do México/México – Apesar do tamanho, dirigir a nova Silverado é uma tarefa surpreendentemente simples. O tamanho dos espelhos, juntamente com a posição de condução elevada, coloca sob o domínio do motorista os quatro cantos da picape. Na cidade, o modelo se move com tranquilidade, desde que não seja um centro urbano dos mais apertados. Ainda assim, as dimensões avantajadas não parecem ser um grande obstáculo, já que é fácil ter noção completa do tamanho da picape. Graças às comodidades à bordo, como ar-condicionado automático, enormes poltronas de couro e um potente sistema de entretenimento, a vida no interior é facilitada.

O motor V8 de 5.3 litros e 360 cv consegue empurrar o modelo sem dificuldades. Ele é equipado com o sistema de desativação de cilindros, que torna o propulsor um V4 quando em velocidade de cruzeiro constante. O funcionamento do dispositivo é praticamente imperceptível e apenas uma luz de advertência aparece no quadro de instrumentos. A transmissão automática de seis velocidades tem mudanças suaves e não hesita em reduzir marchas para entregar força necessária em qualquer situação. 

Em circuito off-road, a picape mostrou notável valentia. O botão giratório localizado à esquerda do painel comanda um competente sistema de tração integral com dois diferenciais e caixa redutora. O único problema é a grande distância entre-eixos, de 3,88 m na versão cabine dupla, pouco indicada para caminhos muito tortuosos.

Interior da Silverado LTZ

Ficha técnica

Chevrolet Silverado LTZ 5.3 V8 Crew Cab

MotorA gasolina, dianteiro, longitudinal, 5.328 cm³, oito cilindros em V, duas válvulas por cilindro com comando variável no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Possui controle de tração. Tração integral com seletor giratório no painel
Potência máxima360 cv a 5.600 rpm
Aceleração 0-100 km/h7,3 segundos
Velocidade máxima180 km/h
Torque máximo49 kgfm a 4.100 rpm
Diâmetro e curso96,0 mm X 92,0 mm
Taxa de compressão11,0:1
SuspensãoDianteira independente, com braços articulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e pressurizados e barra estabilizadora. Traseira com feixe de molas semielípticas de dois estágios e amortecedores hidráulicos e pressurizados. Possui controle de estabilidade
FreiosDiscos ventilados na frente e atrás. ABS com EBD de série
CarroceriaPicape montada sobre longarinas com quatro portas e cinco lugares. Com 6,08 metros de comprimento, 2,03 m de largura, 1,88 m de altura e 3,88 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série
Ângulo de ataque18,0º
Ângulo de saída23,3º
Altura mínima do solo22 cm
Peso2.400 kg
Capacidade de carga854 kg
Pneus265/65 R18
Capacidade da caçamba1.728 litros
Tanque de combustível98 litros
ProduçãoSilao, México
Lançamento2013
Itens de sérieAirbags frontais, laterais e de cortina, ABS com EBD, faróis de neblina, controles de estabilidade e tração, seletor eletrônico de tração, sistema de deslizamento limitado do diferencial, trio elétrico, interior revestido em couro, bancos do motorista elétrico, lanternas traseiras de leds, rodas de liga leve de 18 polegadas, ar-condicionado automático de duas zonas, direção hidráulica, computador de bordo, monitor de pressão dos pneus, leds diurnos, cruise control e sistema My Link com tela de 8 polegadas sensível ao toque e CD e DVD integrado
PreçoUS$ 42.915, cerca de R$ 100.500. 

Autor: Igor Macário (Auto Press)
Colaboração: Alejandro Konstantonis (AutoCosmos.com/México)
Fotos: Divulgação