Há tempos que o segmento de picapes médias passa por um momento de transformação em diversos mercados, incluindo o Brasil. De veículos focados na vocação profissional de suas caçambas e nas capacidades off-road, esses modelos ganharam ares de carro de passeio e passaram a aparecer com mais frequência nas grandes cidades e garagens familiares. Prova disso é a apresentação oficial da nova Mercedes-Benz Classe X, a primeira picape de luxo do mundo e também um marco para a fabricante alemã, que faz sua primeira investida nesse nicho. As vendas começam em novembro e a Classe X já está confirmada para o Brasil para o início de 2019, com produção na Argentina.

Mercedes-Benz Classe X

A picape é fruto de uma parceria entre a Daimler e a aliança Renault-Nissan, o que possibilitará sua montagem na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina. A unidade industrial produzirá, primeiro, a Nissan Frontier. Depois, será a vez da nova Renault Alaskan e, até o final do ano que vem, da Classe X, que tem a mesma cabine e também chassi da Frontier. Serão oferecidas ao todo três versões para a Classe X, Pure, Progressive e Power, sendo elas equipadas com motores de quatro e seis cilindros, tração traseira e tração integral adaptável ou permanente, câmbio manual de 6 marchas e câmbio automático de 7 marchas. A introdução no mercado será gradativa, começando em novembro de 2017 na Europa. No início de 2018, a picape chega na África do Sul, na Austrália e na Nova Zelândia.

Mercedes-Benz Classe X

O veículo chega ao mercado com dois motores de quatro cilindros. O propulsor diesel common rail com 2.3 litros – utilizado na Nissan Frontier – está disponível em dois níveis de potência: 163 cv e 190 cv, em versão com tração traseira e tração integral acionável, com direção à esquerda e à direita. O modelo a gasolina 2.0 de 165 cv é fornecido somente com direção à esquerda e tração traseira. A transmissão é manual, com seis velocidades neste último caso, ou automática de sete velocidades nas opções diesel. Em meados de 2018 será lançado um motor diesel V6 com 258 cv, com tração integral 4Matic permanente e transmissão automática 7G-Tronic Plus, com borboletas no volante para troca de marchas, tecnologia start/stop e sistema Dynamic Select com cinco modos de condução: Comfort, Eco, Sport, Manual e Offroad.

Mercedes-Benz Classe X

O modelo é composto por um chassi tipo escada, eixo traseiro multilink parcialmente rígido, suspensão independente na frente e molas helicoidais em ambos os eixos. A carga útil chega a 1.042 kg, o suficiente, por exemplo, para transportar na caçamba 17 barris de cerveja cheios, cada um com 50 litros. Com uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas, ele pode puxar um reboque com três cavalos ou, no caso do público-alvo de sua configuração de topo, um iate de oito metros. A distância entre-eixos é de 3,15 metros – exatamente o mesmo da Frontier. O comprimento e a largura são maiores que os da picape da marca nipônica, com 5,34 m e 1,92 m, contra 5,25 m e 1,85 m. Já a altura é mais baixa: 1,82 m, enquanto a Frontier tem 1,85 m. A caçamba mede 1,59 m de comprimento por 1,56 m de largura, com 47 cm de altura.

Mercedes-Benz Classe X

No visual, os para-choques são em preto na linha Pure e pintados na cor do veículo na linha Progressive. Já a Power leva, atrás, para-choque cromado. Para que seja possível acessar confortavelmente a caçamba ao carregar e descarregar, o para-choque dispõe de um estribo integrado e a iluminação do espaço é de série, já que a terceira lanterna do freio é composta por luzes de leds que iluminam toda a área de carga. O comando dessas luzes é feito por meio de um interruptor no console central e uma tomada de 12 V para conectar aparelhos adicionais, como compressores, também faz parte do equipamento de fábrica.

Mercedes-Benz Classe X

Por dentro, o painel apresenta o elemento decorativo côncavo típico da Mercedes-Benz, que se estende a toda a largura. Para a versão Power, existem três variações de detalhes no revestimento: visual pixelizado em preto fosco, de alumínio com arremate longitudinal e aparência de madeira marrom fosca. A parte superior do cockpit está disponível em material sintético preto ou castanho. O sistema multimídia tem tela de 8,4 polegadas, com resolução de 960 X 540 pixels e tecnologia IPS de grande contraste. Mapas de navegação e câmara de 360 graus estão inclusos. As teclas no volante multifuncional de série permitem operar as configurações no display – são 12 no total. Além da unidade de comando central, há também um touchpad multifuncional posicionado no console central, que pode ser operado como um smartphone, com gestos. Os bancos são eletricamente ajustáveis de série, com apoio lombar também elétrico de dois níveis.

Mercedes-Benz Classe X

A picape dispõe de uma lista extensa de equipamentos de conforto e segurança. Isso inclui sete airbags e o sistema de fixação para duas cadeirinhas de criança. Os airbags dianteiros do motorista e do acompanhante disparam ainda em duas etapas, com tempos diferentes. Para a segurança ativa, estão disponíveis três sistemas de assistência ao motorista: o assistente ativo de frenagem, o assistente de manutenção da trajetória e o assistente de reconhecimento de sinais de trânsito. A estes, se alia o programa de estabilização do reboque e o sistema de controle da pressão dos pneus, além de outros itens.


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação