A empresa chinesa Landwind chega ao Brasil com a SUV de R$ 79,990 (o automóvel de passeio de origem chinesa mais caro à venda no mercado brasileiro), destaque entre os outros modelos da empresa por ser equipado com motor 2.0 a gasolina de cento e vinte cavalos. No catálogo, eles apresentaram o utilitário esportivo X8, que tem conquistado fãs entre os amantes do meio automobilístico.

O modelo posterior, o SUV Landwind X7, gerou polêmica pela similaridade ao Evoque. Ele imita o modelo britânico com pequenas diferenças nos para-choques, nas janelas laterais e nos faróis. Copiando até o logotipo do Evoque, o modelo anterior causou apreensão entre os consumidores que esperavam o lançamento do X8, justamente pela questão da “clonagem” de modelos ocidentais.

Landwind lança SUV no Brasil

Com 4,64 metros de comprimento e 1,87 metros de largura, próximos aos modelos do Hyundai Santa Fe, a lista de equipamentos do X8 é diferencial entre os SUV coreanos. Ele conta com ar-condicionado digital, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e som com DVD Player. Suas rodas de liga leve de dezessete polegadas garantem maior mobilidade, contando com tração somente na traseira e câmbio manual de cinco velocidades.

Possui também um sensor de ré que facilita na realização de manobras e faróis de neblina, além de freios ABS e airbag duplo. Ele ainda conta com adereços opcionais, como GPS e bancos de couro, que acrescentam dois mil ao preço total.

Até o final do ano, estima-se que outros modelos de origem chinesa sejam comercializados pela importadora S-Auto, entre eles, o SUV Jonway A380, que lembra a geração anterior do Toyota RAV4, inspirado num modelo da Audi levemente modificado, e conta com muitas características semelhantes ao SUV da Landwind.

Landwind lança SUV no Brasil

Para atender as expectativas dos clientes ao redor do mundo, os veículos da série Landwind já foram exportados para os mercados internacionais no Oriente Médio, Norte da África, África Central e América do Sul, e se tornou a primeira banda de automóveis desenvolvidos independentemente na China e exportadas para a Europa.

O crossover da Landwind é encontrado, por enquanto, apenas no Rio de Janeiro, onde ficam atualmente todos os pontos de vendas do grupo S-Auto. Outras três concessionárias devem ser inauguradas no mesmo estado, até o final do ano. A importadora S-Auto conta também com a promessa de trazer o Noble LX (um “clone” do Smart Fortwo, modelo de porte micro da Smart) ao país, no ano seguinte.