A italiana Fiat, uma das principais montadoras do mundo, apresentou, no dia 27 de outubro, em uma coletiva para a imprensa especializada, em São Paulo, a aguardada nova geração de seu Fiorino Furgão. Essa divulgação oficial se deu no evento da 19ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte – que fica alocada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo, entre as datas de 28 de outubro a 1º de novembro. A linha Fiorino é o carro comercial leve que conta com 51,1% de mercado, caracterizando-a como a mais vendida no país.

A grande diferença – bastante expressiva, por sinal – é que a Fiorino foi reestilizada e irá fazer uso, como plataforma, da que serve de base para o novo Uno, e apresentará 650 kg de capacidade de carga, o que significa um acréscimo de 30 kg, em relação à geração anterior dos furgões. Esse novo modelo é um Uno até sua coluna dianteira, incluindo-se aí seu design frontal, com itens como o capô, para-brisas, para-lamas, além das portas da versão de 2p do famoso modelo popular.

Novo Fiat Fiorino

Desse ponto para trás começam a surgir as diferenças, ou seja, um baú bem amplo, que termina nas duas portas traseiras, com abertura lateral. As lanternas do novo Fiorino seguem o padrão do Doblò, com design vertical.

Se no caso da nova versão do Fiat Strada, houve a conservação do motor 1.4 Fire, o caso da Fiorino, vem com uma atualização: a versão “Evo”, que apresenta um comando variável de válvulas de admissão, além de uma potência de 85/88 cavalos, com 12,4/12,5 kfgm de torque.

Novo Fiat Fiorino

Esse modelo deverá começar a ser comercializado no Brasil já no fim do mês de novembro, com novidades em termos de preços e de versões. Ainda não existe qualquer valor definido, mas as expectativas são bem altas, por volta de 1.600 a 1.700 unidades a cada mês, quando o modelo Fiorino da geração anterior apresentava um total de vendas de algo por volta de 1.300 veículos, e já era considerado um grande sucesso.

A gigante italiana ainda aproveitou a ocasião para divulgar outro Furgão, da própria linha Uno, na qual a parte traseira conta com transporte de carga – com 400 kg de capacidade e 1000 litros de volume – além de uma grade que faz a divisão por trás de bancos da frente. Esses modelos estão à disposição do consumidor em duas versões: 1.0 (73/75 cv de potência) e 1.4 Evo (com potência de 85/88cv).