A Audi confirmou o lançamento da nova geração do A1 para o mercado global. O carro chega oito anos depois do lançamento da primeira versão do carro. A montadora revelou os detalhes do carro nesta quarta-feira, dia 20, e a previsão é que o veículo comece a ser vendido na Europa ainda neste ano.

Audi lança nova geração do compacto A1

Ainda não existe previsão de início das vendas do carro aqui no mercado brasileiro. O veículo está sendo mostrado com uma série de mudanças quando comparado com a primeira geração. Uma das mais significativas é em relação ao tamanho do carro, que acabou aumentando. A montadora quer acabar com o aperto da geração anterior.

De acordo com as especificações técnicas que foram liberadas pela Audi, a nova geração do A1 conta com 5,6 cm extras no comprimento, chegando a 4,03 metros (porte semelhante ao de um Volkswagen Polo). Por enquanto, apenas a versão com quatro portas foi mostrada. Já o entre-eixos é de 2,56 m, com largura de 1,74 m e 1,41 m de altura. O porta-malas cresceu 65 litros, chegando a bons 335 litros.

Audi lança nova geração do compacto A1

A Audi ainda não revelou todos os detalhes do veículo, especificamente em relação as características da motorização da nova geração do A1. Mas a montadora afirmou que o veículo deve ficar com potências entre 95 cv e 200 cv. Ainda foram anunciadas opções de câmbio manual ou de dupla embreagem de 7 marchas.

Estilo diferente

O modelo mudou bastante em relação a geração anterior, começando pela introdução de quatro modos de condução diferentes, sendo que uma delas é esportiva. O carro também ganhou estilo bem diferente dos outros carros da marca. A grade ainda lembra os modelos anteriores, mas outros elementos mudaram bastante.

Audi lança nova geração do compacto A1

As lanternas do carro acabaram aumentando de tamanho e ganhando um novo formato. Logo abaixo do capô, mas acima da grade, há três pequenas fendas. Segundo a Audi, elas fazem menção ao quatro, modelo que disputava ralis pela empresa das quatro argolas em 1984.

Na parte de dentro, o A1 segue dando sinais de que o modelo está sendo vendido para um público mais jovem. Isso é possível perceber especialmente em virtude de boa parte dos instrumentos, incluindo a central multimídia, serem voltados diretamente para o motorista. As opções de personalização também são variadas. Os motoristas podem escolher entre diferentes cores para o teto, alguns detalhes da cabine e um pacote que conta 30 opções diferentes de cores em LED para a iluminação.