Comprar veículos seminovos ou usados faz parte da rotina das pessoas que preferem pagar menos para ter um veículo que atenda suas necessidades. E isso se torna ainda mais relevante diante de um cenário de crise econômica, com os preços dos carros novos disparando diante da alta do dólar, por exemplo.

Quilometragem adulterada: confira dicas para identificar

Neste tipo de compra, cabe ao consumidor buscar uma série de informações sobre o carro desejado. Dentre todas as características apresentadas pelo veículo, uma das mais importantes é justamente a quilometragem que ele rodou ao longo da sua vida útil. Isso interfere praticamente na vida útil de todas as peças do veículo.

Uma prática que, infelizmente, é bastante comum neste meio é a adulteração da quilometragem. Basicamente é quando existem uma série de alterações no veículo para que ele esconda a quantidade real de quilômetros que ele rodou. Confira algumas dicas para tentar identificar essa prática.

Busque o manual com as revisões

Um dos primeiros itens mais importantes que devem ser verificados é o manual com as revisões do veículo. Essas informações acabam sendo registradas quando as revisões são feitas nas concessionárias. Caso elas não tenham sido feitas nas autorizadas, é importante que o possível comprador peça documentos como histórico de realizações dos serviços, notas fiscais, etc.

Inspecione os pneus

Quilometragem adulterada: confira dicas para identificar.

Os pneus costumam durar, em média 60 mil km rodados, quando eles passam pelo devido rodízio e quando os motoristas fazem alinhamento e balanceamento. Além disso, também é possível validar a data de fabricação, buscando a confirmação de que aqueles mesmos pneus de quando o carro era novo foram trocados ou não.

Sinais aparentes de desgaste

Existem diversos sinais aparentes de desgaste do veículo que podem ser encontrados em uma inspeção um pouco mais minuciosa. Dentre eles, o estágio de conservação dos bacos como um todo, o revestimento e o desgaste do ,volante, os pedais e alavanca de câmbio, etc. Todas essas informações devem estar de acordo com a quilometragem que está sendo mostrada no visor.

Peça a companhia de um mecânico de confiança

Pode ser importante que as pessoas que não tenham muito conhecimento técnico de veículos peçam a ajuda de um mecânico de confiança no momento da inspeção.