Mesmo para os motoristas que mais gostam de dirigir e de comprar e fazer a manutenção dos seus carros, algumas coisas que devem ser feitas podem não estar no topo da lista das mais prazerosas. Dentre estas tarefas que estão praticamente na lista de todos os motoristas, em algum momento da vida será necessário comprar pneus novos. E algumas pessoas podem achar que é uma tarefa muito fácil esta de comprar os pneus para o seu carro, mas é de surpreender a quantidade de pessoas que fazem a compra errada por pura falta de atenção ou de desinformação.

Além de ter que cuidar para realmente comprar os pneus certos para o modelo de carro que a pessoa possuí, os motoristas também podem economizar na hora de fazer esta compra.

Dicas na hora de comprar pneus novos

E quando estamos falando em economizar não nos referimos ao preço dos pneus, mas sim economizar em outros aspectos dos carros, como na hora de encher o tanque de combustível. Alguns consumidores também não acabam atentos as informações relacionada as velocidades que os pneus aguentam, sendo que alguns deles é mais destinados para as pessoas que andam nas pistas em uma velocidade média maior enquanto que outros acabam sendo mais indicados para baixas velocidade.

Confira algumas dicas importantes na hora de fazer as compra dos seus pneus.

Características

Assim como os carros, os pneus também possuem suas características bem definidas. O fato é que é importante que os motoristas tenham pleno conhecimento delas antes de fazer a sua compra. Mas antes de qualquer mudança na marca dos pneus, é fundamental que os motoristas fiquem atentos as características base dos pneus do seu carro, para não fazer a compra errada. Além disso, existem pneus que podem ser comprados e que atuam melhor dependendo da estação do ano ou das condições climáticas. Geralmente os motoristas acabam comprando pneus para todas estações, e apesar de ganhar na estabilidade podem fazer com que o carro consuma mais combustível do que os outros, principalmente nos dias mais secos.

Diferentes tipos de pneusPara quem procura pneus que estão mais indicados a condições extremas, então é importante comprar um conjunto que seja projetado para uma tração excepcional em estradas molhadas ou cobertas por lama ou barro. O ideal é que os motoristas façam uma boa pesquisa relacionada a quais pneus suprem melhor as necessidades dos motoristas.
Durabilidade

Sempre quando um motorista compra pneus novos é importante que ele saiba quando eles podem durar. Esta informação geralmente é disponibilizada pela fabricante e é repassada aos motoristas pelos revendedores. É claro que esta informação nem sempre é exata, porque a durabilidade dos pneus dependem também de fatores externos, como elevação do lugar, quantidade de curvas dos caminhos que são feitos pelos carros, etc. Os pneus que são feitos para todas as estações geralmente costumam rodar entre *65 mil e 160 mil quilômetros. á os pneus para todas as estações de alta performance duram somente entre 65 mil e 113 mil quilômetros e os de altíssimo desempenho costumam ser vendidos sem garantia de tempo de vida e normalmente não rodam mais do que 40 mil quilômetros.

Tamanho

Pode parecer muito óbvio esta dica, mas muitos motoristas acabam simplesmente não sabendo o tamanho dos pneus Pneus de chuvaque o seu carro utiliza. E realmente esta é uma informação muito importante. Por isso, é fundamental que as pessoas saibam o tamanho de fábrica do pneu que está sendo utilizado pelo carro em questão, e este tamanho não pode ser alterado. Isso porque diversas partes do veículo foram projetadas para serem sustentadas por pneus de um determinado tamanho, e qualquer mudança poderá afetar diretamente a segurança do carro e também o desempenho.

Por isso, caso não tenha certeza, procure esta informação no manual do carro. E caso o motorista realmente ache necessário comprar um pneu de tamanho diferente dos que dos originais, é fundamental consultar um especialista para verificar as condições que o carro suporte e fazer alguma modificação que seja necessária. Mas muitos motoristas acabam achando algumas ideias que acabam sendo expostas em eventos automobilístico interessantes e acabam querendo implementar no seu carro, mas nem sempre podem ser as melhores opções.

Classificação da velocidade do pneu

Outra informação que muitos motoristas acabam deixando passar é a classificação dos pneus em relação a velocidade total que eles podem permitir. Geralmente quando um motorista compra um carro a fabricante acaba estipulando apenas algumas especificações técnicas relacionada ao tamanho, deixando esta escolha mais livre par ao motorista, mas desde que os pneus estejam dentro das especificações do veículo. Existem alguns pneus disponíveis no mercado que são mais voltados ao desempenho do veículo, e que podem casar muito bem especialmente os modelos mais esportivos. Os motoristas deverão verificar também estas informações na hora de fazer a compra dos novos pneus.

Preço

Uma outra informação muito importante e que também acaba sendo determinante na hora da compra é o preço dos pneus, afinal de contas são os poucos os motoristas que separam dinheiro para investir na troca dos pneus, sendo que isso acaba sendo algo que precisa ser trocado de tempos em tempos. Neste caso, a boa e velha pesquisa de preço ainda é a melhor solução. Não acredite no primeiro local que vai para comprar, porque pode existir uma grande variação de preço entre uma loja e outra.

Além disso, hoje em dia os motoristas também podem contar com as lojas online, que também vendem pneus e também outros acessórios automotivos. Geralmente os motoristas podem encontrar preços melhores nas lojas que vendem somente pela internet, mas é bom que o motorista pesquise atentamente o preço para que os novos pneus sejam colocados.