Com o aumento do processo de digitalização do pagamento dos mais variados tipos de impostos, inclusive o IPVA, aumentou bastante o registro de casos de golpes virtuais que enganam os contribuintes. Muitos governos estão priorizando apenas o envio do boleto através de canais digitais, como e-mail, site ou WhatsApp, e bandidos se aproveitam especialmente dos mais idosos.

Confira dicas para não cair no golpe do IPVA

Entenda melhor os diferentes tipos de golpes que se utilizam do pagamento do IPVA para tentar enganar os cidadãos e saiba como se defender:

Site falso

Neste tipo de golpe, os contribuintes geralmente recebem uma mensagem que avisa sobre o pagamento do IPVA, junto com um link que promete encaminhar para o site oficial no qual as pessoas podem ter acesso ao boleto. O problema é que o link acaba mandando para um site falso, que simula o site oficinal.

Já dentro do site, o golpe pode acontecer de diversas formas: os bandidos podem roubar dados sensíveis, pedir o pagamento dentro do site ou acabar gerando um boleto falso para pagamento.

Para evitar este tipo de golpe, acesse diretamente o site do Detran do seu estado através do endereço do navegador ou de sites de buscas confiáveis, como o Google.

Boleto falso

Confira dicas para não cair no golpe do IPVA

Já neste tipo de golpe as pessoas recebem já diretamente um boleto falso para pagamento do IPVA. O modelo costuma ser idêntico ao utilizado pelo governo do estado no qual as pessoas residem. Neste caso, geralmente os bandidos acabam tendo acesso aos dados pessoais dos contribuintes de forma antecipada. Existem casos até mesmo de boletos que são enviados pelos correios.

Para não cair, nunca pague por um boleto enviado sem que exista a certeza de que ele foi encaminhado pelo governo. Caso exista qualquer dúvida, as pessoas devem entrar no site do Detran e emitir um boleto por conta própria, ou utilizar o serviço de atendimento ao cidadão.

Redes sociais

Também existem registos de bandidos que criam perfis falsos nas redes sociais que emulam os governos ou prometem descontos no pagamento do imposto. Para não cair, vale ressaltar que nenhuma negociação de pagamento de imposto é feita pelas redes sociais por nenhuma esfera do governo.