Em tempos de pandemia e de restrição no deslocamento das pessoas, muitos devem estar em casa, com seus carros parados dentro das garagens. Mas será que existe algum problema em deixar a gasolina muito tempo dentro de um tanque de combustível de um veículo que não está sendo utilizado?

O que acontece com a gasolina parada muito tempo no carro?

Especialistas alertam que os donos de carros parados devem ficar atentos. A gasolina dentro do tanque passa por um processo de desgaste natural, e isso pode causar uma série de problemas, alguns que muitos motoristas sequer pararam para pensar nas consequências.

A grande questão é a oxidação. Se o combustível ficar muito tempo parado dentro do tanque, pode haver formação de borra, o que pode levar a um mal funcionamento do motor de uma forma geral. Ele vai acabar perdendo a capacidade de queima. Com isso, a recomendação é de que os motoristas gastem todo o combustível do veículo antes de deixar ele muito tempo parado.

No geral, existe um tempo que é levado em consideração nestes casos: três meses seria o tempo de validade do combustível dentro do veículo. No caso de não haver opção para o proprietário, especialistas recomendam o uso de combustíveis com altas estabilidades de oxidação, como os combustíveis premium comercializados nos postos de gasolina.

Outros problemas

O que acontece com a gasolina parada muito tempo no carro?

Além do combustível, os donos de carros devem se preocupar com alguns outros elementos dos veículos que ficam muito tempo parados. O óleo lubrificante é outro item vital que exige cuidados de manutenção.

No momento em que ele entra no bloco do motor, o contato com as suas paredes metálicas já desencadeia a reação de alguns dos seus aditivos. O óleo já começa a degradar, mesmo você não utilizando o veículo. Então, a recomendação é que você faça uma troca periódica desse óleo, não ultrapassando um ano.