Quem está no trânsito circulando como motorista está sujeito a levar multa. Na grande maioria dos casos elas são aplicadas em momentos de descuido dos motoristas, mas também podem acabar sendo aplicadas diante de infrações graves de trânsito. Além da imprudência no trânsito, problemas com documentos e com a inspeção do veículo de uma forma geral também geram multas que pegam os motoristas de surpresa.

5 dicas para reduzir as chances de levar uma multa

Confira algumas dicas importantes para reduzir as chances de levar multas.

Tenha sempre em mãos os documentos

Atualmente estamos passando por um processo de digitalização de todos os documentos de trânsito, mas que ainda dependem de uma verificação física. E depender apenas dos documentos disponíveis no smartphone pode ser um perigo, já que o motorista pode ser parado em uma barreira sem o telefone ou com o aparelho descarregado. Por isso, é recomendado sempre ter uma cópia dos documentos impressa dentro do trânsito.

Atualize sua CNH

Além da renovação da CNH que deve ser feita por todos os motoristas, existem algumas regras de atualização que devem ser seguidas por pessoas que desempenham determinadas atividades no trânsito, como motoristas profissionais de carros particulares ou de transporte. Por isso, mantenha sempre em dia sua carteira com todas as exigências da sua categoria.

Troque os pneus periodicamente

5 dicas para reduzir as chances de levar uma multa

Muitos motoristas não sabem, mas os pneus velhos também podem gerar multas. Essa autuação pode ser feita em qualquer blitz, mediante análise feita pelo agente e constatação e que os pneus estão gastos, sendo que o valor incide sobre cada um dos pneus que estão apresentando esse desgaste. Por isso, troque sempre os pneus no prazo indicado ou sempre que ele ficar gasto.

Mantenha o telefone sempre no suporte

Hoje em dia é muito comum que os motoristas utilizem o smartphone, especialmente os que trabalham para aplicativos. Mas ser flagrado utilizando o celular e dirigindo ao mesmo tempo pode gerar uma multa com até 7 pontos na carteira. Por isso, o ideal é sempre manter o aparelho no suporte quando ele estiver sendo utilizado no app de transporte ou para guiar pelo caminho, e qualquer outra atividade deve ser feita com o carro parado.

Utilize sempre calçados fechados

De acordo com o atual Código Brasileiro de Trânsito, “a pessoa flagrada dirigindo com sapatos que não estejam firmes em seus pés, ou que prejudiquem a utilização adequada dos pedais está cometendo uma infração”. Por isso, mesmo nas altas temperaturas do Brasil, o ideal é sempre estar calçado com tênis, sapatos e afins.