Dirigir qualquer veículo na chuva é uma tarefa desafiadora. Por mais que os carros estejam cada vez mais cheios de tecnologias de segurança, conduzir com o tempo molhado e com baixa visibilidade necessita do dobro de atenção dos motoristas. Pesquisas indicam que, nestas condições, o índice de acidentes aumenta em 20%.

4 erros que você não deve cometer ao dirigir na chuva

São diversos os desafios que se apresentam aos motoristas durante a chuva. Primeiramente temos a queda na visibilidade, que acaba tornando difícil a identificação de outros veículos, pessoas e animais que podem aparecer na pista. Além disso, existe a instabilidade na pista, o surgimento de possíveis buracos, etc.

Para aumentar a segurança, tanto sua quanto dos outros motoristas, confira 5 erros que você nunca pode cometer ao dirigir na chuva:

Dirigir perto demais dos outros motoristas

Se manter uma distância mínima é considerável fundamental em qualquer situação no trânsito, em dias de chuva a medida se faz mais do que necessária. Com a pista molhada, o tempo de frenagem aumenta, o que faz com que qualquer mudança brusca na velocidade do veículo da frente possa causar um acidente.

Ultrapassar o tempo todo sem visibilidade suficiente

As ultrapassagens costumam ser ainda mais complexas em tempos de chuva. Com a visibilidade mais baixa, os motoristas podem acabar não tendo a visão completa dos outros veículos e do espaço disponível para a manobra.

Segurar o volante com apenas uma das mãos

5 erros que você não deve cometer ao dirigir na chuva

Muitos motoristas acabam nutrindo o hábito de dirigir com apenas uma das mãos. Especialmente com as direções mais leves e precisas. Mesmo assim, especialmente em dias de chuva, somente as duas mãos no volante vão permitir que as pessoas tenham mais chances de realizar uma manobra brusca defensiva com êxito.

Ficar o tempo todo com os faróis altos

A iluminação alta deve ser utilizada apenas em casso extremos, especialmente em dias de chuva. As gotas de água que vão se acumulando acabam fazendo com que a luz se torne difusa, atrapalhando bastante a visibilidade. E o farol alto apenas torna o problema mais impactante.