Um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas que decidem viajar longas distâncias de carro é o momento em que a natureza chama e é preciso dar aquela parada para ir ao banheiro. E isso acaba acontecendo com ainda mais frequência quando famílias estão viajando com crianças, que costuma ter menos controle destes acontecimentos.

Toyota está desenvolvendo sistema que mede vontade de usar o banheiro

Talvez pensando em oferecer um recurso adicional que possa melhorar a qualidade de vida nas viagens, a Toyota registrou a patente de um novo sistema que terá como principal objetivo saber quando as pessoas vão precisar fazer o número 1 ou o número 2.

O projeto que teve a sua patente registrada nos Estados Unidos conta com um documento de 21 páginas que descreve como ele funciona. O principal é um sistema que detecta a vontade de ir ao banheiro tanto do motorista como também dos passageiros. Para isso, ele vai se utilizar sensores nos bancos e câmeras de reconhecimento facial.

Toyota está desenvolvendo sistema que mede vontade de usar o banheiro

As informações serão jogadas na tela do dispositivo multimídia do carro, mostrando o nível de necessidade de ir ao banheiro de cada um dos ocupantes do carro, com base nos dados que vão sendo coletados. Este nível será baseado na interpretação de uma inteligência artificial, que vai analisar as informações dos sensores, das câmeras e também dos microfones espalhados pelo veículo.

Uma outra parte importante deste sistema é uma espécie de ultrassom que será colocado nos bancos dos carros e que terá a capacidade de detectar as fezes no trato intestinal dos passageiros. Um outro sensor, desta vez com capacidade de analisar gases, coletará informações da frequência e da composição das flatulências.

Com base em todos estes dados, o sistema poderá indicar a parada mais próxima onde existe um banheiro, que será mostrada no navegador. Além disso, versões mais avançadas podem contar com sistemas de massagem no banco, que poderão ajudar a reduzir a vontade de ir ao banheiro, pelo menos até se aproximar da parada.