Uma startup britânica chamada Imperium Drive lançou recentemente um serviço de locação de veículos que tem como principal diferencial a forma como este carro acaba sendo entregue para o cliente: via controle remoto.

Serviço de aluguel oferece carros guiado por controle remoto

O serviço, chamado Fetch, permite que o carro seja controlado à distância, não sendo considerada uma condução autônoma. As pessoas controlam os veículos de forma remota, diretamente da sede da companhia. Mas, mesmo com o total controle do carro, o veículo ainda circula com um humano ocupando o banco do motorista.

A empresa conta com uma frota que é destinada públicos específicos. O processo de locação pode ser feito via aplicativo. O carro é enviado diretamente para o cliente sendo controlado por uma tecnologia desenvolvida especificamente pela companhia. O controle é feito em uma estação que lembra muito a de um simulador, inclusive com tecnologias que podem ser encontrada em simuladores avançados.

Serviço de aluguel oferece carros guiado por controle remoto

O responsável pelo controle do veículo consegue ter uma visão 360 graus do carro, em função de um conjunto de câmeras instaladas ao redor do mesmo. Além disso, o sistema também se utiliza de um algoritmo de visão computacional que ajuda a detectar qualquer coisa nas proximidades.

“É sem motorista, mas não autônomo – ainda. Há um humano envolvido, mas eles estão sentados em um centro de controle pilotando o veículo da mesma forma que você faria com um drone”, declarou Koosha Kaveh, executivo-chefe da Imperium Drive.

Por enquanto o sistema ainda é considerado como um teste. A ideia é que, em um futuro próximo, a empresa consiga entregar os carros diretamente e para o locatário no local definido, sem a necessidade de um controlador humano sentado ao volante. Mas isso ainda depende de um avanço na tecnologia, já que especialistas em segurança demonstram preocupação com a falta de sensibilidade dos motoristas dentro do carro.