O Japão anunciou nesta semana que pretende lançar, em breve, no mercado um modelo e um serviço de táxi aéreo urbano que terá como principal característica o fato dele ser compartilhado entre pessoas. O projeto é uma iniciativa da Japan Airlines, considerado como uma das maiores companhias aéreas do país, junto com o Avolon.

Japão terá táxi aéreo livre de emissões de poluentes

O contrato anunciado pelas duas companhias prevê que JAL alugue ou adquira 50 aeronaves com ainda a opção de mais 50 futuramente. Com isso, as autoridades japonesas acreditam que o projeto será muito importante para “alcançar a revolução da Mobilidade Aérea no Japão” e também para conseguir reduzir o impacto negativo no meio ambiente.

Os veículos que serão utilizados neste serviço serão as aeronaves revolucionárias VA-X4 desenvolvidas pela Vertical Aerospace. Estes veículos que foram criados conseguem levantar voo verticalmente, sendo movido por um trem de força elétrico, que acaba sendo definido como o “mais leve e seguro do mundo”.

Japão terá táxi aéreo livre de emissões de poluentes

O conjunto de motores que vai dar toda a potência necessária para o veículo foi desenvolvido junto com a Rolls-Royce. Outro passo importante será trilhado pelo Avolon, que pretende que a aeronave se certifique globalmente, começando pelo Japão.

De acordo com os dados que foram divulgados, a VA-X4 pode voar a até 322 km/h, tem um alcance de 161 km e segundo a fabricante é cerca de 100 vezes mais silencioso que um helicóptero tanto se locomovendo quanto parado. O Japão quer que este serviço esteja em pleno funcionamento a partir do ano de 2025.