Um carro geralmente é feito de uma série de materiais resistentes, como diversos tipos de metais, plásticos, dentre outros. Mas estudantes holandeses apresentaram um veículo que foi feito de uma forma completamente diferente. Trata-se de um carro biodegradável, feito de um determinado tipo de açúcar.

Conheça o carro biodegradável criado por estudantes holandeses

Os pesquisadores divulgaram o resultado da sua pesquisa como um grande passo para a questão do automobilismo ecológico. Trata-se de um veículo movido com carros elétricos e que é bastante leve quando comparado com os carros que costumam ser vendido normalmente no mercado convencional.

O principal material utilizado no carro é uma resina derivada de beterraba utilizada para a produção de beterraba. A cobertura do carro foi criada com folhas de linho, que foram cultivadas todas na Holanda. A pesquisa foi feita por estudantes da equipe TU/Ecomotive da Universidade de Tecnologia de Eindhoven

Os pesquisadores afirmam que existem determinadas partes do carro que ainda não foram substituídas, tais como as rodas e o sistema de suspensão. Mesmo utilizando materiais biodegradáveis, dando origem a um carro extremamente leve (todo o carro, sem ocupantes, pesa cerca de 310 quilos), o carro consegue oferecer uma relação força-peso bastante próxima da fibra de vidro.

Conheça o carro biodegradável criado por estudantes holandeses

Até o momento, o protótipo tinha sido apresentado apenas como parte de uma pesquisa. Apesar do modelo ser funcional e aparecer inclusive sendo guiado por alguns dos pesquisadores, ele ainda não passou por uma série de testes de segurança, como o de colisão. Um dos principais motivos para isso é que este material deve se quebrar quando colidir com outros materiais, o que não acontece com o material utilizado normalmente pelos carros, que acabam se dobrando.

Mesmo com esta dificuldade, os pesquisadores estão confiantes com os resultados obtidos até o momento com a pesquisa e afirmam que pretendem testar o veículo até o final deste ano, após ele receber a aprovação da Autoridade de Veículos da Holanda.