Os pneus, parte fundamental de qualquer veículo, na verdade surgiram a parti de uma evolução da própria roda, que há muitos séculos passaram a ser utilizadas justamente para ajudar a transportar coisas, pessoas e animais. Mas, os pneus como conhecemos atualmente, foram resultados de uma série de experimentos iniciados pelo americano Charles Godyear no ano de 1830 e com a produção em larga escala começando por volta do ano de 1888.

Conheça 5 curiosidades sobre os pneus do seu carro

Hoje em dia eles mudaram muito pouco quando comparado com seus antepassados, mas seus processos de produção estão mais focados especialmente na segurança que eles devem oferecer para os veículos, bem como no seu desempenho.

Confira algumas curiosidades sobre os pneus do carro:

Os pneus aumentam de tamanho

Não é ilusão de ótica, os pneus realmente aumentam de tamanho quando estão rodando. E isso acontece em virtude da pressão que o ar no interior do pneu faz, especialmente no centro da banda de rodagem. Com isso, quanto mais rápido o veículo está rodando, maior ele vai ficando. Mas as fabricantes devem obedecer determinados padrões definidos para que estes pneus sejam considerados como seguros.

Eles não possuem data de validade

Mesmo que as pessoas tenham que trocar os pneus em virtude da quilometragem rodada ou ainda do tempo de utilização, de uma forma geral este é um produto que não conta com uma data de validade. Mesmo assim, as fabricantes recomendam que o produto seja trocado pelo menos dez anos depois da data de fabricação.

Diferentes tipos de borracha

Conheça 5 curiosidades sobre os pneus do seu carro

Uma das principais matérias primas dos pneus é a borracha. Mas o que a grande maioria das pessoas não sabem é que um pneu pode ser feito com diversos tipos diferentes de borrachas, que pode ser entre 15 e 20.

Pneus transparentes

Mesmo que o padrão da indústria ainda seja os pneus pretos, de uma forma geral não existe nada na sua composição nos dias de hoje que acabem fazendo com que eles sejam pretos obrigatoriamente. Antes todos tinham essa cor mais escura em função da fuligem que era utilizada, também chamada de negro-de-fumo.

Diversos dados sobre os pneus

Por padrão e exigência da legislação, a lateral dos pneus conta com uma série de informações sobre o produto. Num 245/40 R17 91W, o 245 é largura da banda de rodagem (245 mm), 40 diz que seu perfil tem 40% de altura em relação à banda (40% de 245 mm = 98 mm), o 17 é o tamanho do aro em polegadas, o 91 é o índice de carga e a letra W revela que ele pode suportar até 270 km/h. Por falta de letras, pneus acima dos 300 km/h recebem o código “Y” (com o Y entre aspas). O código Y (sem aspas) é o penúltimo da tabela, para pneus que rodam até 300 km/h.