A globalização é algo que atinge todos os segmentos da nossa economia. Isso faz com que as pessoas se sintam cada vez mais conectadas e com as empresas cada vez mais pensando em produtos e serviços que possam atender a diferentes tipos de pessoas, independentemente de onde elas morem.

Mesmo assim, ainda existem diferenças e características regionais importantes que se tornam fundamentais para o sucesso de algumas coisas e fracassos de outras. E isso acontece no segmento automobilístico. Mesmo que os carros tenham ficado cada vez mais parecidos, alguns carros que foram criados para os brasileiros e que se tornaram sucesso por aqui simplesmente falharam no mercado do exterior.

Relembre alguns destes casos:

Volkswagen Parati

Conheça 5 carros brasileiros de sucesso que fracassaram no exterior

A Parati se tornou um grande sucesso em diversas regiões do Brasil, oferecendo um veículo potente e espaçoso. O carro acabou tendo unidades exportadas para os Estados Unidos e para o Canadá, tendo o seu nome alterado para Fox e Fox Wagon. Mas o modelo realmente não teve uma recepção boa nos países da América do Norte.

Volkswagen Fox

Conheça 5 carros brasileiros de sucesso que fracassaram no exterior

Este foi um modelo que já tinha uma “cara” de modelo internacional, seguindo uma tendencia que estava presente em diversos outros modelos espalhados por outros continentes. O modelo em si foi enviado para Alemanha e para outros países da Europa. Mas, no Velho Continente, o carro teve carreira entre 2005 e 2011, com cerca de 176 mil unidades vendidas, um número que ficou abaixo do esperado.

Alfa Romeu 2300

Conheça 5 carros brasileiros de sucesso que fracassaram no exterior

Muitas pessoas não sabem, mas este foi um modelo que foi criado pensando no Brasil, resultado da união entre A Fiat e a Alfa Romeo no país. Essa associação aconteceu por aqui no ano de 1978, mas aconteceu no mercado internacional apenas em 1987. O carro brasileiro foi comercializado no exterior sob o nome de 2300 Rio, mas foi um verdadeiro fracasso, tendo apenas 1.077 unidades sendo vendidas.

Ford EcoSport

Conheça 5 carros brasileiros de sucesso que fracassaram no exterior

A primeira geração do carro era regional, sendo vendida apenas no mercado brasileiro e em alguns países da América do Sul. Já a partir da segunda geração o carro começou a ser vendido como um modelo global. Desde o lançamento, em 2017, até o ano passado, as vendas somavam pouco mais de 183 mil unidades. O volume de vendas é considerado baixo para mercados como o norte-americano.

Ford ka

Conheça 5 carros brasileiros de sucesso que fracassaram no exterior

O modelo conseguiu fazer sucesso nas suas primeiras gerações na Europa, mas saiu de nico no ano de 2020. No ano de 2019, de acordo com os números divulgados pela montadora, o número de emplacamentos não passou de 51.482 unidades.