A Ford Rural 1970 foi um dos carros mais famosos a circular no Brasil. Na verdade, toda a linha Rural (inicialmente da Willys e posteriormente da Ford após aquisição da montadora) fez enorme sucesso, com carros robustos, fortes, para qualquer parada, ideais para as mais diversas situações, sendo usado inclusive para a polícia da época, que tinha na Rural uma grande opção de transporte.

Um motor de 6 cilindros combinava força a economia, em seu peso um grande destaque, chegava a uma tonelada e meio, seu chassi tinha um desenho exclusivo e inovador, sendo possivelmente o primeiro carro familiar a ser esportivo ao mesmo tempo; ou seja, com o tempo também ganhou fãs em nichos como do surf, pois o atletas necessitavam chegar as mais paradisíacas praias e a rural era o transporte ideal.

Detalhes do Ford Rural 1970

Não era o carro mais “modinha”, porém era o mais útil, o mais forte, mais resistente, ou seja, quem precisava de um carro para o dia a dia e bonito, escolhia a Rural. As pessoas que trabalhavam com carro pessoal adoravam este veículo, pois o desgaste era mínimo com o dia a dia.

A presença deste carro é outro destaque! Com todo seu tamanho já era óbvio impor respeito, mas isso combinado ao som do motor:  limpo, agradável e que passa sinal de potência, se tem uma combinação perfeita para um carro de sucesso.

O carro continha 4 marchas (a frente) e a marcha ré, num câmbio manual, freios dianteiros e traseiros (tambor) e tração traseira (4x4).

O desempenho do Rural é ótimo e constante na maioria dos terrenos, isso deve-se a uma combinação de fatores, além de um ótimo sistema de refrigeração (a água) e um escapamento através de válvulas (no cabeçote) e um ótimo sistema de admissão de ar (também no cabeçote).

Ford Rural 1970

História do Ford Rural 1970

O Rural começou a ser produzido nos EUA em 1946, partindo depois para o Japão (em pouco tempo). A montadora original era a Willys Overland, que posteriormente foi adquirida pela empresa de Henry Ford, que na época da compra já era administrada por seus herdeiros.

No Brasil a produção começou em 1958 e foi um sucesso, evoluindo muito com o tempo e conseguindo se manter ativa até o ano de 1972, sendo que permaneceu até mais tempo nos EUA, que encerraram a produção em 1967 (pouco mais de 20 anos após o lançamento).

Até hoje os Ford Rural 1970 são cultivados como relíquias e ainda são carros úteis utilizados no dia a dia de muitas pessoas, que as consideram carros mais resistentes do que os fabricados nos dias atuais.