O mercado brasileiro de automóveis está em pleno desenvolvimento, porém esse desenvolvimento já vem de alguns anos e se deve principalmente a algumas marcas que acreditaram no mercado nacional, principalmente na época em que ainda não existia um grande fluxo de vendas. Entre uma das principais marcas que começou sua atuação no país foi a Ford, marca bastante conhecida entre os brasileiros e que conseguiu marcar época lançado alguns modelos que chamaram muito a atenção dos consumidores. Entre um desses modelos, está a Pampa, picape pioneira dentro do mercado nacional e que marcou época devido a sua qualidade e também o seu design diferenciado.

Para quem não conhece, a Ford é uma empresa norte americana que começou sua atuação no ano de 1903, sendo considerada uma das marcas pioneiras na produção de veículos em linhas, sua popularidade é tão grande que algumas marcas, hoje bastante conhecidas em todo o mundo, já trabalham para a Ford, criando peças e fazendo a montagem de alguns de seus veículos. Esse é o caso da Hyundai, que durante alguns anos trabalhou criando motores e também montando veículos para Ford, sendo um dos detalhes que mostra a grande potência da empresa dentro do mercado mundial.

Atualmente, a Ford é considerada uma das maiores empresas do segmento, sendo líder de vendas dentro do mercado norte americano, também atua em vários outros países e entre um dos seus principais mercados está o Brasil, onde a marca conta com alguns modelos que atualmente disputam a liderança nas vendas, como no caso do Ford Fiesta e Ford Focus. Ambos os modelos oferecem muita qualidade e chamam muito a atenção dos consumidores brasileiros, mesmo porque a Ford oferece um preço superior a seus concorrentes, porém os detalhes aplicados em seus veículos são totalmente diferenciados, fazendo com que a empresa realmente se destaque perante a concorrência.

Ford Escort XR3

Desenvolvimento

O Ford Escort chegou ao mercado nacional no ano de 1983, vindo com a finalidade de fazer com que a Ford se tornasse uma marca popular entre os consumidores brasileiros, sem contar que também tinha a missão de conseguir parar o grande fluxo de vendas da Volkswagen e da Fiat que estava desenvolvendo o seu novo projeto que na época era o Fiat 147, modelo totalmente diferenciado, que apresentava um bom conforto interno e motor refrigerado a água, o que também fazia com que o modelo tivesse um melhor desempenho. O modelo também tinha dura missão de substituir o Corcel II dentro do mercado nacional, sendo que na época o Corcel II era um sedan bastante popular e que já tinha marcado época e a vida de muitos consumidores.

Na sua primeira versão lançada no país, o modelo contava com linhas mais arredondadas, diferente de seus principais concorrentes que na época era principalmente o Passat, modelo que tinha um design bastante quadrado e que não estava oferecendo a qualidade que os consumidores necessitavam. Uma característica que marcou muito o modelo foi seu pequeno para-choque dianteiro e traseiro, algo que futuramente seria modificado em suas outras versões, sendo que na época os seus concorrentes também contavam com design no qual trazia esse pequeno para-choque.

Mesmo não sendo uma versão muito vista dentro do mercado nacional, a Ford oferecia o modelo com versões de duas portas que era a mais popular e também com versão de quatro portas, modelo que foi pouco vendido dentro do mercado nacional, mas que já chamava muito a atenção, pois foi a primeira versão quatro portas de um veículo a ser oferecido no país. Mesmo vindo com a dura missão de conseguir ganhar espaço dentro do mercado nacional, o modelo não conseguiu tanto êxito, pois como dito acima, a Ford não preza tanto pelo custo benefício e sim pela qualidade, e nessa época a economia do país ainda não oferecia tanto suporte para gastos em alto valor, como a empresa queria que acontecesse com o Escort.

Ford Escort

Até hoje, muitos consumidores ainda reclamam de seu alto custo, principalmente em relação a manutenção, que chega a ter o valor até 200% mais alto em algumas peças, se comparado com outros modelos que também eram vendidos na época, como no caso do Volkswagen Gol. Na sua primeira geração, o modelo contou com um motor de 1.6 litros que também viria a ser apresentado em outras versões, porém não modificou sua geração, ainda se mantendo na primeira geração mesmo recebendo modificações significativas.

Durante o seu desenvolvimento, o modelo recebeu uma modificação que realmente fez jus ao nome de segunda geração, pois o modelo passou a ter um desenho mais atual, seus traços também ficaram mais arredondados e a empresa investiu em novas opções de motorização. Por essas modificações e também na melhor qualidade em relação ao custo da manutenção, a empresa conseguiu atingir um bom fluxo de vendas e várias unidades dessa nova versão, foi vendida para os consumidores brasileiros.

Mesmo com esse maior fluxo de vendas, o modelo não conseguiu atingir o patamar esperado pela empresa, mesmo porque alguns dos modelos líderes de vendas já vinham de histórias de sucesso dentro do mercado nacional, como no caso da Volkswagen que já tinha lançado o Fusca, que no Brasil foi um líder de vendas e logo após lançou o Gol que também foi outra tacada certeira. Com isso as outras marcas tiveram apenas que ficar observando o desenvolvimento rápido da Volkswagen e o Escort por sua vez deixou muito a desejar em relação ao valor da manutenção, sendo com certeza algo que afastou muito seus consumidores.

Na Europa

O modelo europeu do Escort XR3 era impulsionado por um motor 1.6 moderno com câmaras hemisféricas e injeção eletrônica e apresentava um rendimento de 96 cv. Esse motor era conhecido internamente como CHV, e sua velocidade máxima chegava a 180 km/h.

Em 1982, o Ford Orion – modelo de três volumes semelhante ao Ford Verona brasileiro – passou a fazer parte da família do Escort Mark III. No ano seguinte, em 1983, foi lançado o modelo conversível.

O Escort XR3 é um dos maiores sucessos automobilísticos de todos os tempos, tendo sido o modelo mais vendido no mundo durante uma década. Sua distribuição funcionava de forma análoga ao que faz a GM no Brasil com o Classic e o Corsa Sedan: o carro contava com uma versão nos Estados Unidos que era diferente das versões europeias, e a isso se somavam todas as unidades que eram produzidas.

No Brasil

Ford Escort XR3

O Escort XR3 foi um dos maiores lançamentos da Ford nos anos 80 no Brasil. O carro, que foi o único conversível de série naquela década, tornou-se o ícone de uma geração no quesito esportividade, e trouxe um novo ar ao segmento de carros médios pequenos. A primeira versão do veículo, a chamada Mark III, chegou ao Brasil quando na Europa ele já se encontrava em sua terceira edição. Por lá, o modelo agradou tanto a crítica que ganhou o prêmio “Carro do ano de 1981”. Essa versão que se revelou como carro do ano era muito parecida com a que foi lançada posteriormente no Brasil, com a diferença de que possuía um motor mais moderno.

Os primeiros modelos do Escort chegaram ao Brasil em agosto de 1983, e possuíam as versões L, GL e Standard. Os conceitos de produção do veículo eram modernos e inéditos para a época, e o carro possuía a maior garantia contra a corrosão, um prazo de três anos. Era comercializado em três ou cinco portas. No mesmo ano que os primeiros modelos chegaram a solo brasileiro, o Escort recebeu uma nova versão, a Ghia. Essa apresentava um espetacular acabamento e características inovadoras para a época, como carpetes em alta densidade, vidros em tom dourado, temporizador do limpador de para-brisa regulável, travas elétricas e relógio virtual.

Na parte externa, o carro possuía calotas integrais e profusão de frisos cromados. Contava com luzes que indicavam desgaste na pastilha de freio, nível do combustível, fluído de arrefecimento e óleo do motor. As rodas eram de 14 polegadas, o modelo possuía teto solar e o comprador poderia optar pela versão com ou sem ar condicionado.

O motor interno conhecido como CHV no modelo europeu, no Brasil era conhecido por CHT, em alusão as suas câmaras de combustão retrabalhadas que possibilitavam melhor desempenho e menor consumo. Esse motor era o mesmo que equipava o Corsel I desde 1968 e, por isso, decepcionou já que não combinou com o modernidade do projeto.

Sendo bicombustível, em sua versão 1.6, entregava 73,4 cv quando usado com álcool e 65,3 cv quando usado à gasolina. A versão 1.4 era bem econômica, tinha 63,5 cv com álcool e 56,8 cv com gasolina.

Ford Escort XR3 - Interior

O Escort XR3 atraía tanto homens quanto mulheres, por possuir um desenho sensual e provocante. Era o sonho de consumo principalmente dos jovens, que ansiavam por ter esse conversível em suas garagens – apesar de apenas uma minoria conseguir comprá-lo.

Fim da linha

Ford EscortMesmo com todos os investimentos feitos pela marca e também com as grandes modificações que durante alguns períodos ofereceram resultado, a empresa teve que deixar de lado o modelo, porém de uma forma natural, mesmo porque era necessário tirar o Escort de linha, pois os consumidores brasileiros já estavam cobrando algumas novidades da Ford, pois suas principais concorrentes já tinham apresentado novos nomes ao mercado nacional e na época a Ford ainda contava com um motor que já tinha mais de 15 anos de vida, algo que não poderia acontecer num mercado que está em pleno desenvolvimento.

O fim da linha para o modelo chegou no ano de 1998 na Europa, porém no mercado nacional o modelo ainda continuou sendo vendido normalmente até o ano de 2003 quando realmente saiu de linha e deu lugar ao Ford Focus, modelo que já contava com um design totalmente diferente e já oferecia outro segmento aos consumidores brasileiros. Mesmo antes de finalizar a linha de produção do Escort, a marca ainda deixou o modelo convivendo com o Focus durante dois anos, porém percebeu que realmente o consumidor estava afim de novidades, por isso acabou finalizando a linha de produção do Escort e começou a oferecer atenção para sua nova linha de produtos que viriam a aumentar durante os próximos anos.

O modelo atualmente ainda é muito lembrado pelos consumidores brasileiros, várias pessoas ainda tem sua unidade do Escort, e muitos se arrependem de ter vendido o modelo. A Ford conseguiu marcar época com esse veículo e muitos fãs brasileiros pagam fortunas para adquirir sua unidade do veículo, sendo com certeza algo bastante interessante de ser visto.

Comerciais

Confira alguns comerciais do Ford Escort, veiculados na década de 80 e 90.

Ford Escort - Comercial de lançamento (1993):

Ford Escort XR3 (1987):

Ford Escort (1985):

Ford Escort XR3 - Comercial da lançamento (1983):

Ayrton Senna

Outro motivo que faz com que o Escort XR3 seja um carro ainda tão apreciado e querido no Brasil são as fotos que circulam na internet comprovando que o modelo já foi de propriedade de nada mais, nada a menos que Ayrton Senna, um dos maiores ídolos nacionais de todos os tempos. Tiradas em 19 de março de 1984, data em que Senna estreava na Fórmula I pela Toleman no GP de Interlagos. O carro, que teria sido um presente dado ao esportista, tratava-se de um XR3 sem ar-condicionado, fato que pode ser obervado pelos lavadores de faróis que, por serem muito grandes, impossibilitariam a instalação em conjunto com o ar.

A campanha da Ford com o Ayrton Senna foi feita com panfletagem e comercial para a televisão e foi um sucesso, visto que ele havia recentemente vencido o campeonato de Fórmula 3 em 1983 e a Fórmula Ford 2000, um ano antes da propaganda. O chavão “Escort XR3. Eu tenho um”, falado pelo piloto, deixava os fãs de fórmula I com a vontade de também pronunciar essas palavras, o que não era de alcance de todos, pois na época o veículo era vendido por um preço salgado, cerca de R$100 mil (convertendo-se o valor para o mercado atual) o que o fazia, aliás, o modelo mais caro à venda em território nacional. Muitos outros modelos da linha foram lançados, apresentando modificações ao decorrer dos anos e fazendo com que o Ford Escort XR3 deixasse um legado de fãs espalhados pelo Brasil e o mundo.