O Batmóvel é um carro historicamente conhecido por transportar um dos heróis mais aclamados das HQs e do cinema, o homem-morcego, chamado de Batman, que desfila pelas ruas de Gotham City.

Tanto nos quadrinhos como no cinema, o carro sofreu diversas variações com o tempo, em design, potência e aceitação, sendo que inicialmente se tratava de um simples meio de transporte e com o tempo se transformou em uma das verdadeira armas de batalha do herói que tanto necessita.

A primeira versão do Batmóvel é do ano de 1939, sendo moldado por já quase um século até chegarmos no modelo atual.

Recentemente um dos modelos mais famosos, o usado por Batman no seriado da década de 60, foi comercializado pela bagatela de 3,47 milhões de euros em um movimentado leilão.

Batmóvel mais recente do Mercado

Batmóvel

Atualmente o Batmóvel mais conhecido é o da recente trilogia do Cavaleiro das Trevas, onde o visual do Batman em si foi muito alterado, dando um tom mais sombrio ao personagem, sendo assim o seu carro teve de acompanhar, se tornando quase que um tanque de guerra, cheio de aparatos, robusto e com as mais diversas armas e opções de fuga.

O Batmóvel atual é conhecido como Tumbler, sendo projetado pelo diretor de arte Nathan Crowley, conhecidíssimo no meio cinematográfico. Para a construção do carro ele utilizou partes de outros modelos (em ideias para o desenho) e foi acrescentando opções pessoais, até fechar alguns modelos para os diferentes métodos de filmagem utilizados.

Essa belezura que foi construída por cerca de 250 mil dólares conta com um motor V8, de muita potência e ronco forte, pneus reforçados dando um tom quase que de caminhão para o Batmóvel, sistema de curvas totalmente reforçado, para que o herói pudesse fazer as mais fechadas curvas com a menor dificuldade.

Na verdade para este carro, o dinheiro e tempo gasto para a idealização foram maior do que o da produção propriamente dita, pois antes foram testados vários modelos e várias ideias até que se chegasse num modelo definitivo.

Quatro batmóveis foram feitos para esta nova trilogia, dois deles para cenas mais aéreas e outros dois para cenas internas, onde o homem-morcego tinha de interagir com o seu recheado painel e resolver as mais adversas situações.

Algumas réplicas do carro foram produzidas, como por exemplo o carro de corrida projetado para participar da Gumball 3000, chegando a 160 km/h ele tinha como modelo base o batmóvel.