Na tentativa de conter os avançados da indústria chinesa no segmento automobilístico global, a tradicional montadora alemã Volkswagen confirmou, durante o Salão de Pequim, o lançamento de uma nova submarca, chamada ID. UX. De acordo com as informações que foram divulgadas no evento, pelo menos 30 novos carros devem ser apesentados até o ano de 2030.

Volkswagen terá submarca para competir com BYD

Uma das principais características da marca é que ela vai se concentrar no lançamento apenas de modelos elétricos. Mas isso não significa, necessariamente, que todos os próximos lançamentos elétricos e eletrificados sejam feitos com a marca ID. UX. Além disso, o foco dos carros nesta nova alcunha deve ser no design e também nas tecnologias embarcadas.

Nas palavras dos representantes da Volks, a ID. UX terá carros com visual exterior “orientado para o estilo de vida” e com interior “centrado no condutor”.

Além disso, ainda parte deste conjunto de medidas parte da estratégia para competir com os carros chineses, a tradicional linha ID está longe de ser abandonada, e deve ter uma série de novidades e novos lançamentos ao longo da década.

Volkswagen terá submarca para competir com BYD

A VW afirma também que veículos tradicionais também renovados e outros inéditos serão lançados. Além disso, os planos incluem 6 novos híbridos, incluindo modelos híbridos plug-in capazes de percorrer mais de 100 km de autonomia apenas no modo elétrico.

Ainda não foi divulgado nenhum projeto ou modelo específico que será lançado nesta nova linha, mas sabemos que os carros novos que serão projetados terão como base as plataformas MQB e MEB. Mas elas não serão restritas, e a montadora também está desenvolvendo novas plataformas para os sues próximos lançamentos.

Uma destas novas plataformas é a CEA (China Electrical Architecture) desenvolvida em parceria com a chinesa Xpeng. Ela será utilizada para, pelo menos, dois novos lançamentos de carros no mercado chinês, com redução de custos de produção que podem chegar a 40%.