Saíam os números referente a venda de veículos ao longo do mês de março este ano de 2020 pela Fenabrave. De acordo com os dados, a queda no emplacamento de carros novos foi de 21,8% quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. Estes números acabam apresentando já o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia de uma forma geral, especialmente no segmento automotivo.

Venda de veículos cai 22% no Brasil em março

De acordo com os dados divulgados, ao longo do mês passado foram emplacadas 163.588 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no último mês, contra 209.148 em março de 2019. Em relação a fevereiro a queda foi de 18,6%. Já comparando os acumulados de janeiro a março, as vendas tiveram uma queda menor, de 8,2%.

Nosso setor, que representa 4,5% do PIB e gera, diretamente, mais de 315 mil empregos, por meio de 7,3 mil concessionárias, está, praticamente, paralisado, em função dos decretos de quarentena", disse Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Venda de veículos cai 22% no Brasil em março

Quando os números levam em consideração os diferentes segmentos de veículos que são vendidos no mercado brasileiro, o bloco que inclui automóveis comerciais leves acabou sendo o que mais sentiu o efeito da pandemia ao longo do mês passado, com uma queda de 21,9% em relação ao que foi comercializado no mesmo mês do ano passado.

O segmento de caminhões e ônibus acabou apresentando uma queda ligeiramente menor, de 19,3%. Porém, os ônibus representaram a maior queda de todo o mercado: 35,4%, passando de 2.004 para 1.295 unidades vendidas nos respectivos meses de março.