A Ferrari apresentou nesta semana o seu novo modelo de carro de competição, a 296 GT3, que vai suceder o modelo 488 GT3. O carro é uma versão especial para as pistas feitas a partir do modelo 296 GTB. De acordo com as informações que foram divulgadas pela scuderia, o carro terá motor turbo de seis cilindros.

Ferrari 296 GT3 de competição terá motor V6

O novo modelo vai marcar o retorno de um carro com motor central de seis cilindros em competições oficiais. O modelo contará com o motor com cilindros em um ângulo de 120°. Construído para atender as necessidades das "equipes, pilotos profissionais e 'gentlemen drivers'", o esportivo foi desenvolvido nos mínimos detalhes para atender as novas regras da FIA para a categoria GT3.

O motor utilizado conta com turbocompressores posicionados dentro do “V”, o que oferece uma série de benefícios para o veículo em termos de centro de gravidade e de peso. A mudança foi feita, de acordo com a montadora, para reduzir o consumo de combustível ao máximo possível sem que o modelo tenha prejuízo em termos de performance.

  • Galeria: Foto 1 de 6
    Galeria: Foto 1 de 6
  • Galeria: Foto 2 de 6
    Galeria: Foto 2 de 6
  • Galeria: Foto 3 de 6
    Galeria: Foto 3 de 6
  • Galeria: Foto 4 de 6
    Galeria: Foto 4 de 6
  • Galeria: Foto 5 de 6
    Galeria: Foto 5 de 6
  • Galeria: Foto 6 de 6
    Galeria: Foto 6 de 6

O motor do novo modelo será combinado a uma nova transmissão desenvolvida especialmente para o carro de corrida. A caixa conta com uma embreagem monodisco de atuação eletrônica e com seis marchas. O volante tem paddle shifters, entregando uma nova forma de trocar as marchas comparado com o seu antecessor.

Outra mudança que também foi confirmada para o novo modelo 296 GT3 pode ser encontrada no cockpit, que passa a oferecer mais visibilidade e acessibilidade para os pilotos. O novo cockpit foi desenhado do zero, levando em consideração as opiniões que foram dadas pelos pilotos da fábrica e também pelos clientes do automobilismo.

A estreia do novo carro está prevista para acontecer nas 24 Horas de Daytona de 2023, marcada para acontecer em janeiro do ano que vem.