A Honda ainda deve demorar alguns anos para ter o seu primeiro carro híbrido no mercado brasileiro. Mesmo tendo anunciado um investimento na faixa dos R$ 4,2 bilhões para os próximos anos e focando sua estratégia para a eletrificação, a projeção de um carro com essas tecnologias ficaram para o ano de 2028.

Honda projeta primeiro carro híbrido nacional para 2028

A informação foi dada recentemente pelo vice-presidente comercial da Honda no Brasil, Roberto Akiyama, durante uma entrevista. Na ocasião, o executivo acabou dando alguns detalhes do planejamento comercial e estratégico da montadora para o Brasil.

Roberto afirmou que os primeiros híbridos flex, ou seja, nacionais, da Honda só chegarão ao mercado no início de 2028. É bem provável que, até lá, o segmento de eletrificados já conte com modelos de diversos segmentos da Stellantis, Volkswagen, Chevrolet, além das chinesas e da Toyota.

Honda projeta primeiro carro híbrido nacional para 2028

A explicação para essa demora é o índice de nacionalização das peças do sistema híbrido. Atualmente a Honda está em uma fase de negociação com possíveis fornecedores para conseguir formar a cadeia necessária para a produção de todo o sistema de forma local.

“A tecnologia híbrida estará maturada mais adiante, pensando em uma aplicação em uma gama maior. Estamos trabalhando com uma data referência de início de 2028 para ter a condição de híbrido flex na fábrica de Itirapina”, afirmou o Akiyama.

Em outros mercados em desenvolvimento, esses passos já estão mais avançados. Na Índia, por exemplo, o City já pode ser encontrado com uma opção de motorização híbrida. Neste caso, ele conta com motor 1.5 16v de quatro cilindros, o mesmo utilizado no Brasil em City e HR-V. Os números do carro indiano entregam 131 cv de potência combinada e 25,8 kgfm de torque máximo.